sábado, 15 de janeiro de 2011

Jiu-Jitsu - Seja um Esponja e mais 9 Dicas de Bruno Fernandes

1) O uniforme. Você já notou que manter seu kimono limpo não é simples. Depois de um tempo, principalmente no verão, o pano continua cheirando mal mesmo após lavar. Branqueadores ajudam, mas há o risco de estragar seus patches e o uso do produto em toda lavagem vai enfraquecendo o tecido. O truque? Bicarbonato de sódio. Acrescente umas poucas colheres de mesa a cada lavagem, sem esquecer do detergente, claro. O ideal é lavar após cada treino. O suor, lembre-se, também estraga o tecido com o tempo. Com esse truque, o kimono dura mais e cheira bem melhor. Seus colegas de treino vão agradecer.  

2) Correndo o risco de dizer o óbvio, cuide do seu próprio corpo. Coma bem, beba muita água, durma o suficiente, aumente sua flexibilidade com alongamento, e por aí vai. Ginástica Natural é um grande método de ensinar seu corpo a se movimentar no chão, e vai ajudá-lo a aprender os movimentos do Jiu-Jitsu. Nas artes marciais, seu corpo é a única ferramenta que você tem, então é bom mantê-la em bom estado.

3) Deixe seu ego em casa. Você vai tomar algumas lições de gente muito mais nova (e velha!) que você. Por vezes, de garotas. Se você é um cara forte, prepare-se para ser dominado por caras com metade do seu tamanho. Não deixe que isso o frustre, ao contrário, encare isso como um ótimo exemplo do que o Jiu-Jitsu pode fazer por você. Bem-vindo a uma academia de Jiu-Jitsu, nós vemos isso acontecer todo dia, não é nada demais. Não tente impressionar ninguém, apenas venha com a mente aberta para aprender uma técnica nova. Seus companheiros de treino não estão aí para competir com você ou ganhá-lo, mas para fazer de você um lutador melhor. Chegue à academia com a atitude certa e as pessoas vão querer sempre ajudá-lo.

4) Seja uma esponja ao aprender. Aprenda algo de todo mundo. Não tente ter uma posição preferida de início, nem se torne um preguiçoso fazendo apenas o que você faz melhor. Em vez disso, saia da sua zona de conforto e tente sempre melhorar os aspectos em que você ainda é fraco. O bom treino é aquele no qual você adiciona algo ao seu jogo, independente de quantas vezes você finalizou alguém (ou foi finalizado).

5) Fundamentos. Esqueça todas as finalizações malucas que você viu na internet. Fique com o básico, e concentre-se mais ainda em controlar seu oponente. A todo instante, tente ser o lutador que puxa o ritmo e faz o primeiro movimento. Tente prolongar o tempo gasto nas posições dominantes. A finalização só vem depois.

6) Conheça com quem você treina. Ninguém está preparando você para lutar o Mundial de Jiu-Jitsu por enquanto, logo não há motivo para você rolar com todo e qualquer um na academia. Opte pelos parceiros com o mesmo tamanho que você, ou mesmo mais leves. Pelos caras que não usam tanta força, e nem são tão rápidos. Tudo que você aprendeu ainda está muito fresco na cabeça, então seu tempo de reação ainda não é ideal. Se você não tiver tempo para pensar, o treino vai virar uma grande embolação e você não vai ganhar nada com isso (uns hematomas, se tanto).

7) Não vá muito forte. Isso pode surpreender alguns, mas para um faixa-branca o mais importante ara acelerar o processo de aprendizado é a consistência. Não importa, portanto, o quão duro você treinou um dia, se no dia seguinte não vai conseguir nem mexer um músculo. Sempre termine o treino com a sensação de que você aguentaria mais um. Seu corpo vai agradecer, na manhã seguinte.

8) Evite lesões. Uma das coisas que tornam o Jiu-Jitsu complicado de aprender não é a técnica em si, mas alguns movimentos que seu corpo nunca fez antes. Pense duas vezes antes de realizar cada movimento e lembre dos limites do seu corpo. Obviamente, nunca perca o aquecimento e tente melhorar sua flexibilidade.

9) Para as meninas. Por mais intimidante que uma escola de Jiu-Jitsu pareça, por favor, não temam. Apreciamos ter vocês na academia, pois acreditamos que a arte é para todos. A presença feminina, inclusive, faz com que os rapazes se comportem, o que torna a vida do professor muito mais fácil e a atmosfera fica melhor. Mulheres são naturalmente mais flexíveis, mais disciplinadas e têm menos ego que os homens. No entanto, vocês sempre vão encontrar uns palhaços doidos para ganhar de vocês na força. Mas isso é mole de evitar. Você vai identificá-los rapidamente, e é só não treinar com eles.

10) Faça seu dever de casa. Repense seu treino em casa, e tente lembrar tudo que você fez certo, e o que fez errado. Tente, por mais que seja complicado no começo, pensar em novas soluções. Sabe-se que ao visualizar a si próprio na luta, seu cérebro manda impulsos elétricos para os músculos envolvidos em cada movimento. É o que alguns chamam de “memória muscular”, e ajuda você a lembrar-se do que fazer na próxima vez. Uma dica fácil esta, afinal você provavelmente já pensa no Jiu-Jitsu o tempo todo quase!


Fonte: Revista GracieMag - Edição 167

2 comentários:

  1. Bom post! Depois de mais de um ano parado, voltei a treinar ontem...

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que legal, cara!!
    Eu comecei tem menos de 1 mês e estou apaixonado!
    Que esporte fantástico!!
    Fora o fato de ser um esporte é, também, uma excelente terapia! :)

    ResponderExcluir