terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Tutorial de Iluminação Low-key

Se você reclama que não tem quatro, três ou até mesmo duas fontes de iluminação e faz disso um impedimento para fazer uma bela fotografia em um espaço confinado, isso acabou! 

Com somente uma fonte de luz você estará totalmente equipado para fazer uma linda e clássica foto no estilo de iluminação “Low-key” (estilo de iluminação que coloca a maior parte do set nas sombras e utiliza apenas alguns destaques para definir o assunto).
O flash da sua câmera pode até ser colocado fora da câmera para atingir este resultado:




O que é iluminação Low-key? De acordo com a Wikipedia é uma tentativa de criar um efeito chiaroscuro.

Na iluminação tradicional de fotografia, a iluminação de três pontos usa uma luz principal, uma luz de preenchimento e uma luz por trás para se obter uma iluminação uniforme.

A iluminação Low-key requer apenas uma luz principal, opcionalmente controlada por uma luz de preenchimento ou por um simples rebatedor. Este tipo de configuração é usualmente feita com um fundo preto.

A imagem acima da minha filha mais velha foi tirada usando apenas uma luz dentro de um soft box bem grande que estava posicionado diretamente para um lado e a menos de um metro de distância dela.

Veja o diagrama:


De um modo geral, este é uma configuração menos “perdoável” do que outras opções em duas formas diferentes:
  • A área de iluminação é muito mais estreita do que na iluminação “High-key”, significando que o assunto tem que ser posicionado mais cuidadosamente em relação à iluminação. Esta NÃO seria a escolha de configuração de iluminação para se fotografar uma criança de dois anos hiperativa;
  • Uma iluminação colocada muito ao lado irá destacar as falhas naturais da pele.
Portanto, esta é a iluminação mais apropriada para os mais jovens, pessoas com pele impecável ou homens bem aparentados, com a pele marcada, onde o que você quer enfatizar é sua “expressão” facial.
No entanto, esta última desvantagem pode ser superada se:
  • você simplesmente se afastar bastante de seu assunto, fotografando o corpo inteiro, ao invés de enquadramentos mais fechados;
  • você colocar a luz em um ângulo mais em direção da frente do assunto e usar um rebatedor diretamente oposto a ele (veja o diagrama abaixo), que não apenas ilumina de forma mais achatada, mas permite que a luz caia um pouco sobre o fundo, proporcionando um nível de separação entre o assunto e o fundo.
Esta imagem é um bom exemplo de um “drama natural” criado por este tipo de iluminação e os cenários inesperados que você pode usar nesta montagem:


Eu usei uma luz e um rebatedor para a foto acima. A luz-primária foi colocada em um lado e ligeiramente à frente dos assuntos. O rebatedor foi posicionado do lado oposto para rebater a luz de volta aos assuntos. Enquanto a primeira foto da minha filha foi tirada contra um fundo preto, esta foi tirada contra um fundo de pano escuro. A iluminação lateral enfatiza a textura do fundo, criando um efeito legal. Se eu não tivesse usado um rebatedor contra a luz-primária, a face do rapaz ficaria completamente na sombra escura, sem nenhuma expressão visível.


Melhores resultados com esta configuração de iluminação são atingidos com o uso de um soft box. Quão maior for o soft box, mais a iluminação ficará no “estilo-janela”.

Tradução/Adaptação: Rogério Limas
Fonte: studio on a shoestring

Nenhum comentário:

Postar um comentário