terça-feira, 27 de setembro de 2011

Passa de Mim Este Cálice

Juízes 3 (NVI)
1 São estas as nações que o Senhor deixou para pôr à prova todos os israelitas que não tinham visto nenhuma das guerras em Canaã
2 (fez isso apenas para treinar na guerra os descendentes dos israelitas, pois não tinham tido experiência anterior de combate):
3 os cinco governantes dos filisteus, todos os cananeus, os sidônios e os heveus que viviam nos montes do Líbano, desde o monte Baal-Hermom até Lebo-Hamate.

Existem problemas que Deus deixa em nossa vida para que possamos "ser treinados", provados e aprovados através deles!
A nação de Israel, mesmo tendo o constante perigo de ser invadida por diversos povos, ainda assim se desviava com muita frequência...e era o SOFRIMENTO que os fazia clamar misericórdia ao Senhor, o que os levava a serem resgatados, após o arrependimento e conversão.


Muitas (e errôneas) vezes oramos algo como "Senhor, me tira desssa prova, não aguento mais" ou "até quando vou passar por determinado problema?"

É engraçado quando uma oração costuma contradizer outra.
O cristão tem o costume de pedir coisas sem pensar muito sobre o que é necssário para obtê-las.
Orações como "Deus, me faz mais paciente", "quero ser mais como Tu és" ou "ensina-me a amar como Tu me amas" contradizem as orações que pedem que sejamos eximidos de passar pela prova.

Das diversas coisas que o pastor Luís Fernando fala e que guardo em meu coração, uma delas se encaixa perfeitamente neste assunto.
Ele costuma dizer "Você pede para Deus para ter mais paciência e o que espera em retorno? Espera que desça do céu uma varinha de condão e 'Puft', você é uma pessoa mais paciente? Não é assim que funciona no Reino Espiritual. Quando você pede para ter mais paciência, Deus vai te levar a situações onde você vai se ver obrigado a exercitar sua paciência".

Da mesma maneira, ele fala sobre quem pede para ter um coração mais amoroso: "Quer ter mais amor? Deus vai colocar em sua frente pessoas que necessitam ser amadas. Elas são excluídas, problemáticas e geralmente as pessoas não gostam de estar perto delas".

É engraçado quando o pastor Luís Fernando fala que por conta de problemas na família, ele admitia trabalhar com qualquer tipo de pessoa, menos alcoólatras...e qual foi um de seus primeiros trabalhos fora das paredes da Igreja? Trabalho com alcoólatras, distribuindo comida, palavras e orações, ao ar livre...muitas vezes tendo sua roupa suja por conta de abraços de pessoas que não costumam tomar banho ou ocasionalmente, vômitos que vinham de alcoólatras que habitam as ruas.

Outra coisa que aprendi com ele é que nunca se vê um grande servo de Deus que seja "pó-de-arroz" (que não seja acostumado a batalhar por coisa alguma).

Provérbios 10.18
Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa.

Provérbios 24.10
Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

Jeremias 12.5
Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?

Em uma época onde só se prega prosperidade e "libertação", quando alguém diz que você "deve passar pela prova", essa pessoa é interpretada como um derrotado, como alguém que não sabe que "basta passar pela 'Campanha Tal' e todos os seus problemas serão solucionados".

Não se prega mais sobre o poder do sofrimento.
Na TV de hoje, quando você ouve a palavra "sacrifício", é só olhar o contexto e você verá que se está falando sobre FINANÇAS.

Por que terei que sofrer, me preocupar com santificação, abnegação, auto-controle, domínio-próprio, se é só eu sacar dinheiro e depositar no altar?

Romanos 5
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

Atos 14.22
Fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.

Paulo mandou as seguintes orientações a Timóteo:

1 Timóteo 5.23
Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.

Por que Paulo simplesmente não ministrou a cura a Timóteo a fim de que ele ficasse em perfeita saúde? Ao invés disso Paulo diz que ele "TOME REMÉDIO", pois a água daquela época não era tratada e constantemente as pessoas tomavam vinho misturado à água para que ela ficasse "mais potável".

E o que dizer da lição que Paulo aprendeu em sua própria carne:

2 Coríntios 12
7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

Paulo está dizendo que seu sofrimento (seja lá qual fosse) era algo que tinha sido enviado "para me esbofetear, a fim de que não me exalte".


Que possamos aprender que algumas coisas não serão tiradas da nossa frente. Haverão coisas que irão nos tentar ou nos provar pro resto de nossa vida...mas:

Romanos 8.18
Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.


Deus abençoe sua vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário